Addgene Help Center

Return to Addgene.org

O que é um acordo de transferência de material (MTA)?

Um acordo de transferência de material (MTA) acompanha todos os materiais transferidos por meio da Addgene. Para cada pedido feito à Addgene, geramos um novo MTA para os itens no seu pedido.

Muitas instituições precisam de um Acordo de Transferência de Material antes que materiais científicos possam ser compartilhados. MTA é um acordo entre o destinatário e as instituições fornecedoras que rege a transferência desses materiais. Ele oferece proteção à propriedade intelectual e de responsabilidade para os fornecedores do material e informa aos destinatários como o material pode ser usado. Para transferências entre instituições acadêmicas ou sem fins lucrativos, a Addgene usa o Acordo de Transferência de Materiais Biológicos Uniformes, (Uniform Biological Material Transfer Agreement, UBMTA), por ser um MTA amplamente aceito no mundo todo.

Depois de fazer seu pedido na Addgene, é necessário enviar uma Confirmação do Cientista Destinatário (Recipient Scientist Acknowledgment, RSA) e um Acordo de Transferência de Material (MTA) antes que possamos processar e enviar seu pedido. A Addgene gera esses documentos para você e os envia por e-mail às pessoas adequadas. Simplificamos esse processo para torná-lo o mais fácil possível:

  1. Faça seu pedido on-line: addgene.org
  2. A Addgene envia por e-mail o RSA ao cientista destinatário, o que apenas exige uma rápida assinatura on-line do cientista destinatário ou do Investigador Chefe (Principal Investigator, PI) Muitas instituições exigem que o cientista entenda e aceite os termos do UBMTA antes que possam finalizar o MTA. O RSA satisfaz esse requisito.  O RSA também solicita que o cientista destinatário reconheça o cientista responsável pelo material em qualquer publicação na qual os plasmídios forem usados.
  3. A Addgene gera e envia o MTA para aprovação por meio de uma das opções descritas abaixo.
  4. MTA é aprovado.
  5. A Addgene envia o material ao seu laboratório.

Aprovação padrão - tempo médio de aprovação: 4 dias

Aprovação eletrônica (eMTA) – tempo médio de aprovação: 2 dias

Acordo de recebimento principal - tempo médio de aprovação: automático, para a maioria dos itens

*Os MTAs exigem revisão se algum material do pedido exigir um Acordo Auxiliar que a sua organização não optou por aprovar automaticamente.

Se você tem interesse em reduzir os tempos de aprovação do MTA, solicite ao seu departamento de transferência de tecnologia ou departamento jurídico que entre em contato conosco em techtransfer@addgene.org.

Powered by Zendesk